Lesão do Ligamento Cruzado Posterior

                                                                                                   

O ligamento cruzado posterior (LCP) é um importante estabilizador do joelho. Age principalmente impedindo que ocorra movimentação anormal posterior da perna. Junto com o ligamento cruzado anterior constituem o "pivot central" do joelho, permitindo que  o joelho dobre sobre um eixo de movimento.

As lesões do cruzado posterior podem ocorrer por vários mecanismos. Comumente ocorrem cosequentes a traumas de alta energia, como nos acidentes motociclísticos e nos acidentes de carro em que há contusão direta da perna no painel do carro. Comumente as lesões desse ligamento ocorrem em associação com lesão de outros ligamentos, constituindo uma instabilidade complexa, que provoca movimentos anormais do joelho em vários planos de movimento.

O tratamento da lesão isolada do LCP pode não ser necessariamente cirúrgico. Sabemos que existe um grande potencial de cicatrização desse ligamento. Pode ser necessário o uso de órteses e de um programa de  reabilitação personalizado para cada caso.

Em muitos casos, há indicação de cirurgia. Nesse caso o ligamento é reconstruído a partir do uso de tendões do próprio organismo. Após a cirurgia o paciente deve organizar-se para uma fase importante do tratamento: a reabilitação. Protocolos específicos para esse tipo de cirurgia são individualizados para cada caso pela equipe do Centro do Joelho.

 Converse com seu médico.