Lesão do Ligamento Cruzado Anterior

 

                                                         

Para uma função normal, os joelhos precisam de estabilidade e de uma amplitude normal de movimentos.

O ligamento cruzado anterior é um dos principais responsáveis pela estabilidade do joelho e também um dos mais frequentemente lesionados durante atividades esportivas.

A sua lesão ocorre geralmente durante um movimento torsional com o pé fixo ao solo, podendo ser acompanhada de um estalo audível e dor imediata. O joelho incha rapidamente e a pessoa não consegue mais participar da atividade. Associadas à lesão do ligamento cruzado anterior podem ocorrem lesões dos meniscos, da cartilagem ou de outros ligamentos do joelho.

A sua lesão resulta na instabilidade do joelho, que leva a torções de repetição e pode acarretar o surgimento de novas lesões ou agravamento das existentes.

O diagnóstico da lesão é feito através do exame físico e confirmado por exames de imagem.

Imediatamente após o trauma, o tratamento é baseado em proteção do joelho, repouso, analgesia e fisioterapia, tendo como objetivos controlar a dor, recuperar a mobilidade articular e prevenir a atrofia muscular.

Devido à incapacidade de cicatrização do LCA, o tratamento da sua lesão geralmente é a reconstrução cirúrgica do ligamento, que consiste na utilização de um enxerto tendíneo para substituí-lo e devolver a estabilidade articularao joelho. Após a cirurgia, o enxerto inicia um processo biológico de incorporação, ao final do qual ele terá características semelhantes ao ligamento. As lesões asociadas podem também ser abordadas no mesmo ato cirúrgico ou em cirurgias sequenciais, a depender do caso.

O tratamento não cirúrgico fica reservado às pessoas sem queixas de instabilidade e com baixa demanda funcional.

Após a cirurgia é necessário cumprir um programa de reabilitação, composto de várias fases, que correspondem ao processo de incorporação biológica do enxerto. Nas primeiras semanas, os objetivos são o controle da dor, ganho de mobilidade e prevenção da atrofia muscular. Com a progressão do processo, são introduzidos exercícios de fortalecimento muscular,equilíbrio e o retorno gradual às atividades esportivas.

Os objetivos da cirurgia de reconstrução do LCA são a correção da instabilidade, tratamento de lesões associadas e a prevenção da degeneração articular.